“É no campo da vida que se esconde um tesouro.

Vale mais que o ouro, mais que a prata que brilha.

É presente de Deus, é o céu já aqui, o amor mora ali e se chama família.”

3

Paralisia Cerebral


As palavras paralisias e cerebrais são usadas para descrever uma condição de ser, um estado de saúde, uma deficiência física adquirida, um Distúrbio de Eficiência Física que durante muito tempo teve o significado de "invalidez".
Atualmente, o termo Paralisias Cerebrais (P.C.) vem sendo usado como o significado do resultado de um dano cerebral , que leva à inabilidade, dificuldade ou o descontrole de músculos e de certos movimentos do corpo. O termo cerebral quer dizer que área atingida é o cérebro (sistema Nervoso Central - S.N.C) e a palavra paralisia refere-se ao resultado do dano ao S.N.C., com conseqüências afetando os músculos e sua coordenação motora, dos portadores desta condição especial de ser e estar no mundo.
Paralisias cerebrais não são doença, mas uma condição médica especial (que freqüentemente ocorre em crianças), antes, durante ou logo após o parto, e quase sempre é o resultado da falta de oxigenação ao cérebro. As crianças afetadas por Paralisias Cerebrais têm uma perturbação do controle de suas posturas e dos movimentos do corpo, como conseqüência de uma lesão cerebral.
Estas lesões possuem diversas causas, freqüentemente devido à falta de oxigenação antes, durante ou logo após o parto, não existindo dois casos semelhantes, pois algumas crianças têm perturbações sutis, quase imperceptíveis, aparentando serem "desajeitadas" ao caminhar, falar ou usar as mãos, enquanto que as submetidas a lesões cerebrais mais graves, a exemplo de casos de anóxia neonatal, podem apresentar incapacidade motora acentuada, impossibilidade de falar, andar e se tornam dependentes para as atividades cotidianas.
SAIBA QUE:
1. A Paralisia Cerebral não é contagiosa.
2. A pessoa com Paralisia Cerebral tem inteligência normal, a não ser que a lesão tenha afetado áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento e pela memória.
3. Se a pessoa portadora de Paralisia Cerebral tiver sua visão ou audição prejudicada pela lesão, terá dificuldades para entender as informações como normalmente são transmitidas; Se o controle da fala for atingidos, terá dificuldades para comunicar seus pensamentos ou necessidades. Quando tais fatos não são observados, a pessoa portadora de Paralisia Cerebral pode ser erroneamente classificada como deficiente mental ou não inteligente.
4. Homens e mulheres portadores de Paralisia Cerebral podem ter filhos como qualquer outra pessoa. As características dos óvulos e dos espermatozóides, bem como a estrutura dos órgãos reprodutores, não são afetados pela lesão cerebral.
PRINCIPAIS CAUSAS DURANTE O PARTO 
  · Falta de oxigênio ao nascer (o bebê demora a respirar, lesando parte(s) do cérebro);
  · Lesões causadas por partos difíceis, principalmente a dos fetos muito grandes de mães pequenas ou muito jovens (a cabeça do bebê pode ser muito comprimida durante a passagem pelo canal vaginal);
  · Trabalho de parto demorado;
  · Mau uso do fórceps, manobras obstétricas violentas;
  · Os bebês que nascem prematuramente (antes dos 9 meses e pesando menos de 2 quilos) têm mais chances de apresentar Paralisia Cerebral.
PRINCIPAIS CAUSAS DEPOIS DO NASCIMENTO
  · Febre prolongada e muito alta;
  · Desidratação, com perda significativa de líquidos;
  · Infecções cerebrais causadas por meningite ou encefalite;
  · Ferimento ou traumatismo na cabeça;
  · Falta de oxigênio por afogamento ou outras causas;
  · Envenenamento por gás, por chumbo (utilizado no esmalte cerâmico, nos pesticidas  agrícolas ou outros venenos);
  · Sarampo;
  · Traumatismo crânio-encefálico até os três anos de idade.
PREVENIR É IMPORTANTE
  · Muitos casos de Paralisia Cerebral podem ser evitados através de campanhas educativas, visando os futuros pais e profissionais que lidam com a gestante, a parturiente e o bebê. É importante a presença de um médico pediatra (neo-natologista) na sala de parto.
  · Antes de pensar em ter filhos, o casal deve passar por exames médicos para detectar a possibilidade de problemas hereditários e a incompatibilidade sangüínea.
  · Ao engravidar, a mulher deve ir periodicamente ao médico, procurar alimentar-se bem, evitar o álcool, o fumo e não tomar remédios sem consultar o médico.
  · Vacinar o bebê e evitar qualquer situação de risco é essencial para uma saúde perfeita.
PARTES DO CORPO AFETADAS
A Paralisia Cerebral atinge diversas regiões do cérebro.
Dependendo de onde ocorre a lesão e da quantidade de células atingidas, diferentes partes do corpo podem ser afetadas, alterando o tônus muscular, a postura e provocando dificuldades funcionais nos movimentos.
Pode gerar movimentos involuntários, alterações do equilíbrio, do caminhar, da fala, da visão, da audição, da expressão facial. Em casos mais graves pode haver comprometimento mental.
 TEM PARALISIA CEREBRAL
A pessoa com paralisia cerebral anda com dificuldade ou não anda, pode ter problemas de fala. Seus movimentos podem ser estranhos ou descontrolados. Pode involuntariamente apresentar gestos faciais incomuns, sob a forma de caretas. Geralmente, porém trata-se de uma pessoa inteligente e sempre muito sensível – ela sabe e compreende que não é como os outros.
Para ajudá-la, não a trate bruscamente. Adapte-se ao seu ritmo. Se não compreender o que ela diz, peça-lhe que repita: ela o compreenderá. Não se deixe impressionar pelo seu aspecto. Aja de forma natural... Sorria... é uma pessoa igual a você!

3 comentários:

  1. Bom dia Valéria sou mãe de Raquel que tem PC, não ouve, não vê, não fala, a região do cérebro foi toda comprometida, se alimenta bem e a única expressão de alegria é quando menor fazia natação e gostava de tomar banho, mas hoje ela tem uma cadeira de banho que comprei no Rio de Janeiro na LM, e não gosta mais de tomar banho, então procurando uma banheira melhor encontrei o seu blog e penso que a banheira vitória seria bom pra ela pois ela se deitaria já na água creio que a deixaria mais relaxada, só fiquei em dúvida como lavar os cabelos, pois na foto, a criança está num travesseiro, mas gostaria de saber o endereço de Belo Horizonte para encomendar. Agradecida por sua experiência partilhada, em outro momento partilharei a minha experiência Raquel já tem 18 anos. Abraço fraterno, Guida

    ResponderExcluir
  2. Meu esposo teve paralisia cerebral já nasceu assim Mais ele anda com dificuldades falar também um pouco com dificuldades mais gueria saber sim eles fica tão nervoso assim como meu marido Ele é muito nervoso ir n sei Ogue faço pra acalmar ele as vezes fica nervoso

    ResponderExcluir
  3. minha espoza tem paralisia celebral e ta gravida tem algum risco ou n

    ResponderExcluir