“É no campo da vida que se esconde um tesouro.

Vale mais que o ouro, mais que a prata que brilha.

É presente de Deus, é o céu já aqui, o amor mora ali e se chama família.”

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

0

Toxina botulínica

Final de semana de sol.
Aproveitamos para ir passear na casa da tia Simone. O almoço estava maravilhoso. Camila adora a casa da tia Si.
Na tarde de domingo, me empolguei com meu artesanato.
É uma terapia pra mim... uma fuga na verdade!





Hoje é o último dia da inalação com Berotec e Atrovent, graças a Deus.
Mas também, com um médico desse, não tem quem não melhore!!!!
As secreções diminuíram e as tosses também.
Hoje também foi dia das terapias. A cada dia, a Camila tem reclamado menos. Preciso ver com o doutor Luis quando ela estará liberada para fazer fisioterapia na perna que teve a fratura em julho.

Perguntaram-me sobre o motivo da aplicação da Toxina Butolínica (Botox) em crianças com Paralisia Cerebral. Para quem tem filhos ou algum membro da família portador de PC, esse assunto já é bem conhecido (pelo menos nas metrópoles). Mas para quem desconhece, vou deixar um breve resumo do que é o Botox e de que forma auxilia um portador de Paralisia Cerebral.

Toxina botulínica auxilia no tratamento de Paralisia Cerebral Infantil.
Conhecida por sua utilização cosmética, a toxina botulínica faz mais do que suavizar rugas ou marcas de expressão. Agora, a substância é utilizada como um auxiliar no tratamento de paralisia cerebral em crianças.
A paralisia cerebral impede a realização de atividades simples, como se vestir. Dados do Ministério da Saúde indicam que, a cada mil crianças, duas ou três são afetadas pela doença.
“A toxina botulínica representa um grande avanço para o paciente no tratamento da paralisia cerebral, na medida em que combate a espasticidade, uma rigidez muscular que dificulta ou impossibilita o movimento", explicou a fisiatra Maria Luiza de Almeida Neves, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), em entrevista ao Portal iSaúde.net.
A aplicação da toxina recupera parcialmente o movimento, adiando ou anulando a necessidade de cirurgia. As injeções são feitas diretamente no músculo, com anestesia, e os efeitos são localizados, reduzindo a chance de consequências colaterais. Não há idade mínima para uso do medicamento, e adultos também podem aproveitar os benefícios.
O efeito da aplicação, entretanto, é temporário. Segundo Maria Luiza, é importante a realização de sessões de fisioterapia para garantir o sucesso do tratamento. “Um programa de reabilitação adequado ajuda a recuperar o controle dos músculos e a estabelecer o movimento desejado. Um acompanhamento mal feito pode prejudicar a criança.”
É importante lembrar que, em crianças ou adolescentes, o uso da toxina botulínica fica restrito aos casos de problemas de saúde. Pacientes dessa faixa etária não podem utilizar a substância por motivações estéticas. Recentemente, nos Estados Unidos, uma mulher perdeu a guarda da filha por fazer aplicações de toxina botulínica no rosto da menina de 8 anos, que era participante assídua de concursos de beleza infantis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário