“É no campo da vida que se esconde um tesouro.

Vale mais que o ouro, mais que a prata que brilha.

É presente de Deus, é o céu já aqui, o amor mora ali e se chama família.”

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

11

A história de um amor verdadeiro- Samuel e Gecélia

A postagem de hoje, confesso que me emocionou muito. E olha que eu sou uma pessoa que, como posso dizer sem deixar a impressão de frieza... Já não me surpreendo mais tão fácil com as coisas como no começo da minha caminhada com a  Camila.
Digamos que já vi de tudo um pouquinho nessa década de vida dela.
Não é qualquer coisa que me impressiona, mas essa história, mexeu muito comigo hoje.
E me calei quando terminei de ler, resumindo toda a minha sensação num breve “Meu Deus”. 
Tomei conhecimento da história pelo blog Mulherão, das modelos plus size (lindócas d+) Renata Poskus Vaz e Litha Bacchi.
E começo a postagem perguntando: Você acredita em amor verdadeiro, amor que resiste a tudo? 
Mas há TUDO mesmo???
Pare de ler a postagem bem nesse ponto e reflita sobre essa pergunta antes de prosseguir:

Refletiu?
Mesmo?
Mesmo mesmo?
RESISTE HÁ TUDO MESMO? Assim, com todas as forças, com todas as letras, em capslock, de trás para frente, em inglês ou latim???
Tomei conhecimento da história de um casal que serve de exemplo para todos nós. Uma história de amor verdadeiro, fidelidade, devoção, companheirismo e fé, muita fé! É a história de Samuel Luna (ele está no meu Facebook), engenheiro, e seu mulherão, Gecélia, que não anda, não fala, não enxerga, não consegue controlar os movimentos e nem ingerir alimentos, mas que com toda essa enfermidade, continua sendo a grande paixão de Samuel.

E páro para refletir sobre aqueles que seriam os que jamais deveriam abandonar seus filhos, tão especiais e indefesos.
Enganam-se os que aqui pensam que estou escrevendo só sobre homens fracos que abandonaram suas esposas e filhos quando descobriram seus diagnósticos e que o filho tão sonhado, seria um deficiente. (e nem dando indireta para ninguém aqui,ok?), mas hoje, depois de tantos anos encarando hospitais, conheci cada história que seu eu contar algumas aqui, tem gente que vai deizer "Não... você está inventando".
"Capaz que essa mãe abandonou o filho especial... capaz que esssa mãe abandonou a filha depois que foi atropelada e foi morar do outro lado do mundo, deixando a filha encima de uma cama, com a tia"... 
"Não, é mentira sua que a mãe daquela menina abandonou ela com a babá"
JURO (e minhas amigas que também conhecem as histórias que citei e pessoalmente as pessoas), que eu conheço pelo menos essas três histórias, de mães que simplismente abandonaram os seus anjos especiais.
Mãe, aquela que deveria demontrar o maior amor desse mundo indepensente do físico ou mental do seu filho.
Na verdade, acho que não é nem o fato de ter alguém numa cadeira de rodas ou numa cama, moribunda, para se cuidar.
É a falta de caráter que faz um ser desse simplesmente abrir a porta de casa em direção a rua e nunca mais voltar.

Hoje, recebemos a visita da amiga Joana. Nós trabalhamos juntas por algum tempo no Boticário.
Ela cuida da sogra que está numa cama, pesando 32 kilos, usando sonda e ainda da banho nela.
Você trocaria as fraldas da sua sogra?
Encararia uma fralda suja?
Faria com amor?
Amor verdadeiro? (Hoje estou para o crime...)
Confesso que também parei muito para pensar na minha vida.
No começo da minha luta sofri muito por ter que encarar tudo sozinha, porém hoje, com toda a certeza do universo, digo de boca bem cheia e com TODAS as letras maiúsculas que NÃO FUI BEM EU QUEM PERDI!
A oportunidade de crescer como pessoa quando se tem um filho especial, é um privilégio dado por Deus, mesmo em meio a tantas dificuldades e necessidades... entre choros e vários desesperos.
Só não chorei sangue e creio que muitas amigas que me lêem aqui no blog, passaram por isso, passam e outras, infelizmente passarão (tenho certeza que alguém aí do outro lado da tela soltou um "Deus me livre" ).
Mas voltando ao caso dos que abandonam seus filhos, não vamos nunca desejar nada de mal para esse povo todo aí.  
Poderia até ficar  por horas falando a respeito desse tipo de gente, mas isso caracterizaria desejar seu mal, e de mal dentro dessa gente já há bastante. Certo?
Pra mim, homem de verdade é esse aí óh!!!
Que cumpriu o que prometeu pra Deus, ou padre, pastor, seja lá quem foi...






E não é por menos! Samuel não consegue esquecer o mulherão que há por dentro daquele corpo debilitado. Juntos, adotaram duas crianças que hoje têm 3 e 5 anos. Gecelia acabara de se formar psicóloga. É uma mulher evangélica, com personalidade forte e, segundo relatos de Samuel, a melhor esposa que um homem poderia sonhar desejar. Ela foi acometida por duas enfermidades raras – Degeneração Cerebelar Paraneoplásica e Síndrome de Eaton-Lambert, que surgiram após o tratamento para um Linfoma, do qual ela foi curada. As duas síndromes são muito raras e as características do caso de Gecélia são bem diferentes de outros raros casos já descritos na literatura médica. Os sintomas começaram a se manifestar há aproximadamente 1 ano.

  
                                                                       Gecélia hoje


Gecélia escuta e seu raciocínio continua perfeito. Imaginem o quanto deve ser triste estar aprisionada a um corpo que não responde às ordens do seu cérebro? Ela chora, grita, tem momentos de aflição. Porém, ao seu lado, o marido incansável e fiél Samuel, não a abandona.
Fico pensando quantas de nós já não fomos abandonadas por muito menos do que isso. Às vezes porque engordamos, porque estamos tristes já somos maltratadas e abandonadas, imaginem com uma doença tão devastadora como essa? 
Existem sim homens fiéis e Samuel é uma prova. Nós é que escolhemos errado, mulherões!
Hoje, a luta de Samuel é para tornar o problema de Gecélia conhecido e, quem sabe, encontrar a cura para a esposa. Samuel tem um bom emprego, mas esteve afastado muitos meses devido ao seu estado depressivo e incapacitante para o trabalho. Ele precisa de ajuda para custear o tratamento da esposa. O governo negou exames para Gecélia que custam mais de R$10 mil e ele pode conseguir isso na justiça, mas até para um advogado competente ele precisa de dinheiro.



11 comentários:

  1. Querida amiga Valéria. Obrigado por divulgar nossa história, inclusive a inserindo em mais um contexto que eu nunca pensei ser possível: o universo dos pais com filhos especiais. Digo isso porque sempre considerei isso uma experiência de vida até mais marcante do que o nosso caso, e tenho admiração e respeito profundos por estes verdadeiros anjos na vida destas crianças. Você é um anjo na vida da Camila, com certeza.

    Agora, nem de longe, poderia eu imaginar que algum pai ou mãe seria capaz de abandonar o próprio filho ou filha por ele ser especial.

    É difícil de acreditar, mesmo.
    Não sei se eu, mesmo com toda a dedicação que tenho tido para com Gecélia, teria forças para suportar uma missão destas, e agradeço todos os dias pela saúde de nossos dois filhinhos.
    Mas só Deus é quem sabe de todas as coisas.

    Muito obrigado pela linda maneira com a qual você contou nossa história, e que Deus continue te abençoando e te dando forças para criar sua filhinha e filhos.

    Paz.
    Samuel Luna, esposo de Gecélia Luna.
    Mensagem em cópia no seu perfil do Facebook.


    ResponderExcluir
  2. Linda historia Valeria. Obrigada por dividir com a gente! Bjs pra vcs.

    ResponderExcluir
  3. Lindo seu post. choreiiiiiiiiiiiiii um monte e me senti tao, mas tão pequena dentro das minhas preocupações. minúscula.
    Deus abençõe

    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Emocionante mesmo ...isso é amor,simplesmente amor .
    Samuel com certeza Deus esta vendo,o amor e o cuidado que vc dedica a sua esposa é lindo, muitos homens abandonam suas esposas por muito menos, como disse a Valeria .Parabéns Samuel e Gecelia que Deus abençoe sua família.
    Valeria você enriquece dia a dia seu blog Parabéns .

    ResponderExcluir
  5. Sim, ainda existe amor de verdade!
    Lindo post, amiga!
    Bom fds!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. a História desse casal é resumida em AMOR pois sem AMOR não estariam mais juntos, nem sei mais oque falar! mas serve de lição a quem por qualquer motivo banal desiste de um casamento, de um filho! um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissi, perdi seu celular! Me mande uma msg para eu ter seu contato de volta!
      Bj

      Excluir
    2. olá acho q não sou a Sissi q voce pensa! nunca tive contato com vc no celular. sempre leio seu blog! um abraço

      Excluir
  7. Linda a história deles, homem rarissímo mesmo, outro já teria abandonado, e é verdade somos abandonados por muito menos que isso, mas graças a DEUS ainda existem pessoas de amor incondicional, eu creio que existirá um acerto de contas e fico pensando o que essas "dignas e maravilhosas pessoas que abandonam e trazem com isso dor e sofrimento" vão dizer nesse prestar de contas, não da pra ficar inerte e sem um minimo de revolta, afinal a gente tem sangue na veia, mas nem tudo está perdido exemplo e esta é uma prova.

    ResponderExcluir
  8. Val, amei demais, e chorei tbm ao ler sua história hj, simplesmente maravilhoso, Samuel é um ser especial, escolhido por DEUS para cuidar da Gecélia,ela está nesta situação por um motivo que só DEUS sabe, mas ele foi escolhido para esta missão de cuidar e zelar pela vida dela e de seus 2 filhos, nada acontece por acaso em nossa vida, tudo tem a mão de DEUS, um dia saberemos os pqs das coisas que nos acontece em nossa vida, o que nós temos que passar ninguém passa pela gente, belo exemplo a ser seguido o do SAMUEL, é como o juramneto que fizemos no altar perante Deus de sermos fiéis, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, pena que mts homens esquecem este juramento, que DEUS continue dando força e coragem a esta família, bjs Lenice

    ResponderExcluir
  9. MATÉRIA SOBRE NÓS NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO

    http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2012/09/20/interna_vidaurbana,397825/pela-saude-da-esposa-homem-procura-dilma-e-inicia-briga-na-justica.shtml

    ResponderExcluir