“É no campo da vida que se esconde um tesouro.

Vale mais que o ouro, mais que a prata que brilha.

É presente de Deus, é o céu já aqui, o amor mora ali e se chama família.”

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

1

Fisioterapia na Criança Especial - Por Fabricio Conduta


Aos amigos, seguidores, visitantes do blog e amigos.
Gostaria de compartilhar aqui o nosso mais novo projeto.
Conheçam!!!
Segue o link:  http://entremaesespeciais.blogspot.com.br/

Hoje, gostaria de agradecer ao amigo Fabricio Conduta.
O convidei para a nossa postagem.
Espero que gostem, pois o material é de ótima qualidade.


Fisioterapia na Criança Especial - Por Fabricio Conduta
Primeiramente gostaria de agradecer este convite feito pela Valéria, para que através deste texto, possa mostra um pouco da importância da Fisioterapia neste contexto.
Pois bem, o primeiro item a ser abordado neste texto, é sobre o tratamento multidisciplinar. O que é exatamente isso? “Equipe multidisciplinar é formada por um grupo de profissionais de uma área qualquer (saúde, administração, etc.) que trabalham em conjunto a fim de chegar a um objetivo comum. Por exemplo, na área da saúde a equipe multidisciplinar pode ser formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, odontológicos e etc, que se reúnem para decidir quais serão os objetivos para um determinado paciente. “É importante que os pais tenham consciência disso, e que acima de tudo, os profissionais envolvidos dialoguem entre si.
O objetivo do texto é demonstrar um pouco do nosso trabalho com essas crianças que nos ensinam a cada dia. Por definição temos a Fisioterapia como uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais (movimento) intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais. A graduação do Fisioterapeuta varia de 4 a 5 anos. A fisioterapia irá ter um papel importante, atuando nos seguintes aspectos:

Sistema Musculoesqueléticos
O acamamento prolongado traz algumas alterações como: osteoporose, fibrose, redução de resistência muscular, atrofia, fraqueza muscular, contraturas. A fisioterapia irá atuar prevenindo e tratando esses itens.
Tecido articular O líquido sinovial lubrifica e nutre a cartilagem. Pense em uma pequena bolsa nas articulações, que quando comprimida através dos movimentos da articulação, libera um liquido parecido com clara de ovo que irá lubrificar a articulação. Quando não há movimento, não há a liberação deste liquido. Por isso necessita do movimento para que haja circulação dos nutrientes, síntese e degradação da matriz e estímulos aos sensores elétricos e mecânicos da articulação. Portanto, com a inatividade há atrofia da cartilagem com desorganização celular nas inserções ligamentares, proliferação do tecido fibrogorduroso e consequêntemente espessamento da sinóvia e fibrose capsular. Por isso a necessidade da Fisioterapia.
Tecido ósseo Diminuição da massa óssea total devido ao aumento da atividade osteoclástica e diminuição da atividade osteoblástica. Ou seja, uma diferença entra a produção e retirada de tecido ósseo. Aumento da excreção de cálcio (máxima atividade osteoclástica em torno de 16 semanas). A fisioterapia irá utilizar de descarga de peso, para que o sistema muscular não sinta os efeitos da imobilidade.
Cardiovascular
Ocorre: hipotensão ortostática, alterações tromboembolíticas, descondicionamento cardiovascular.

Respiratório
Diminuição do mecanismo de tosse reflexa, diminuição da atividade ciliar brônquica, pneumonia, embolia pulmonar e atelectasias (pulmão fechado), acúmulo de secreções assim como desorganização na mecânica ventilatória. 
Gastrointestinal
Falta de apetite, redução da peristalse, causando absorção mais lenta de nutrientes causada por um alto nível de atividade adrenérgica. Esse fator, junto com a perda de volume plasmático e desidratação que acompanham o repouso no leito, geralmente resultam em constipação. Em minha prática, observo que grande parte das crianças apresentam “intestino preguiçoso. “ Através de exercícios e massagens especificas obtemos grandes resultados na melhora do funcionamento da peristalse (movimento que o intestino realiza para a evacuação).

Geniturinário
O esvaziamento da bexiga é comprometido pelo decúbito dorsal, devido a dificuldade de gerar pressão intra-abdominal nessa posição. Ocorre enfraquecimento dos músculos abdominais, restrição nos movimentos diafragmáticos e relaxamento incompleto do assoalho pélvico, provocando a retenção urinária parcial. Exercícios e utilização da eletroterapia nesses casos são oportunos.

Neurológico
A criança tem um item favorável ao seu dispor. A neuroplasticidade! Basicamente é a capacidade que o cérebro tem que se adequar novamente a um lesão. Os sinais elétricos partem de nosso cérebro para os músculos realizarem a função basicamente. Quando há uma lesão isso não ocorre adequadamente. A neuroplasticidade irá criar meios alternativos para que isso ocorra. Um item importante para que isso ocorra é a estimulação. Para isso a Fisioterapia irá atuar com exercícios de coordenação, equilíbrio, adequação do tônus (musculo)..

Fonte: Universo da Fisioterapia 
Autor
O tratamento inicial será constituído de uma avaliação ampla da criança, após isso será traçado um plano de tratamento e realizado a intervenção. Caracterizo como sendo importante o diálogo com os pais, assim como esclarecimentos e orientações referentes a: estimulação da criança, posicionamento, tratamento. É importante ressaltar que o grupo familiar também se torna importante no tratamento, assim como a criança ser tratada com o maior nível de naturalidade possível. Minha experiência demonstra que a família como parte do tratamento trará somente benefícios. Em meus tratamentos gosto de utilizar muita musica. Acho importante, os pais procurarem realizar Musicoterapia.
Muitas mães me relatam a dificuldade ou duvidas em relação a postura.
Pois bem, a postura da criança deve ser modificada a cada duas horas. É dever do Fisioterapeuta ensinar isso aos pais, e mostrar. Pergunte ao seu Fisioterapeuta em relação a isso, assim como as transferências da cadeira de rodas para a cama e vice-versa.
Abaixo seguem algumas sugestões: A cama deve ter altura suficiente, para que facilite uma boa postura do cuidador. Dependendo do grau de dependência, as camas com recursos hospitalares são indicadas, pois elas permitem mudanças de posição, facilitando o correto posicionamento no leito. Para a elevação da altura, podem-se improvisar suportes nos pés de acordo com a altura do cuidador. Para o posicionamento anatômico, podem se adaptar recursos domésticos, por exemplo, rolos de pano para elevar os membros inferiores, travesseiros e almofadas de vários tamanhos e formatos etc.
Um dos pontos importantes é fazer a cama com os lençóis bem esticados, sem rugas, para evitar lesões de pele que favorecem a ocorrência das temidas úlceras por pressão (escaras). As capas impermeáveis para os colchões, assim como a colocação de material impermeável sob o lençol na altura da genitália, evitam em parte a ocorrência de odores desagradáveis.
As grades laterais de proteção são indicadas como medida adicional de segurança, especialmente úteis à noite e para pacientes agitados. A passagem de lençóis embaixo do paciente, facilita o manuseio como, por exemplo, colocá-lo mais superiormente a cama.

Cadeira/poltrona
O uso da poltrona durante o dia é indispensável. Deve ser robusta, confortável e posicionada fora de correntes de ar. A duração do tempo de poltrona deve ser ditada pelo bom senso, porém nunca inferior à 1 hora por período. Tomar sol diariamente é um cuidado essencial. Porém precisa-se tomar cuidado com este item para evitar queimaduras.
Vale lembrar que nem sempre a postura que aparenta ser mais confortável ao paciente é a mais correta. Abaixo algumas figuras sobre posicionamento. Pontos de maior compressão.
Espero que o texto ajude a vocês mães e pais. Admiro o cuidado com que vocês tratam seus filhos, e embora for difícil, vocês são verdadeiros anjos e seus filhos batalhadores.
Coloco-me a disposição para eventuais duvidas.


Att Fabricio Lopes Conduta Fisioterapeuta do Hospital Pequeno Príncipe.

Um comentário:

  1. oi Valéria, adorei o seu blog, com o tema fisioterapia, achei bem esclarecedor, tirei dúvidas, abordou tds os tipos e importancia da fisioterapia para nossos filhos especiais, foi bem válido este tema, é de suma importancia pra melhor qualidade de vida dos nossos filhos, para evitar escaras, posição, etc, para dar mais conforto a eles.BJS Lenice

    ResponderExcluir